blog filosófico, cultural e político
Domingo, 9 de Dezembro de 2007
RESPOSTA A UM CALUNIADOR II

 OS ANTECEDENTES DA CRÍTICA

1. É sabido que o ódio de estimação de VPV a MST, sempre mais ou menos disfarçado, vem de longa data. Vem da data em que VPV, convicto  de que teve o papel de salvador da cultura portuguesa enquanto foi Secretário de Estado, pediu a MST para escrever nos jornais um artigo laudatório à passagem daquele pela Secretaria de Estado da Cultura e MST se recusou ao papel.

Não vem ao caso analisar a medíocre prestação de VPV como Secretário de Estado da Cultura ( onde está o Thesaurus da língua portuguesa que ele tanto reclamava como primeira tarefa de um SEC?). Mas a referência a este episódio é essencial para se perceber o conteúdo do artigo de VPV e o seu (nem sequer disfarçado) cinismo ao escrever que no interesse dele (MST) se prestou a corrigir alguns erros históricos de Rio das Flores.

Preâmbulo e Opiniões  no Texto de VPV.

2-No preâmbulo do seu texto que se pretende isento e crítico, VPV reconhece que um romance não tem de se preocupar com a verdade histórica. Mas acrescenta que  o romancista “ não pode é desconhecer  e falsificar o passado ou dar dele versões falsas, simplificadoras e propagandísticas.”

Como se viu no texto de VPV sobre Freire de Andrade,  VPV não faz outra coisa senão falsificar o passado e dar dele uma versão simplificadora e propagandística. E, na parte relativa às opiniões históricas de alguns personagens, VPV volta, no essencial, a  falsificar o passado e a dar dele uma versão simplificadora e propagandística.

E o que é esse essencial? Refiro-me à classificação do regime da Primeira República como um regime de partido único, na prática.

No Fundo, VPV afirma que a 1ª República não passou de uma disfarçada ditadura do Partido Democrático.

Nada mais falso e simplificador. A 1ª República não passou de uma guerra permanente e muitas vezes confusa entre facções e dentro das próprias facções. Tão confusa que há provas de que o seu último Primeiro Ministro, António Maria da Silva, esteve metido na conspiração que conduziu ao golpe do 28 de Maio contra…o seu próprio ministério.

Essencialmente, a sociedade dividia-se entre os que defendiam os interesses do capital e os que defendiam os interesses do trabalho, entre os republicanos e entre os monárquicos, entre os clericais e os anticlericais.

É claro que, entre cada uma destas correntes em conflito, havia enormes divisões. Dentro dos que defendiam o capital, era predominante, no princípio do regime republicano, o partido agrário ,do qual Pequito Rebelo terá sido o  político mais representativo. Mas havia também a União dos Interesses Económicos, vocacionada para a industrialização, que teve um papel decisivo depois da 1ª Grande Guerra. Dentro dos que defendiam os interesses do trabalho, o espectro ia de Domingos dos Santos, um social democrata que chegou a ser primeiro ministro, aos anarcosindicalistas do jornal Batalha. Entre os republicanos havia os que dialogavam com os monárquicos ( como Tamangini Barbosa, também Chefe do Governo, um intriguista que balançava entre os republicanos e os monárquicos) e os radicais como Afonso Costa. Entre os clericais e anticlericais  a gradação não era também menor, indo desde o Cardeal Bello a Afonso Costa, passando por António José de Almeida e por Bernardino Machado, cujas boas relações com a Igreja Católica eram conhecidas.

Tudo isto para concluir que a  tal ditadura do Partido Democrático invocada por VPV não passa de uma simplificação e de uma versão propagandística destinada a legitimar a ditadura real que veio depois, a de Salazar.

Quanto à ditadura do Partido Democrático perguntava o jornal A Montanha: “ Partido Democrático? Qual? O de Afonso Costa? O de Domingos Pereira? O de António Maria da Silva? O de Álvaro de Castro? Valha-nos Deus.”

E para caracterizar  decisivamente a República escrevia  a Batalha:

“ Os Conservadores, os capitalistas, pretendem acabar com a ficção democrática para substituí-la por um regime burguês; os operários desejam um regime proletário…E a república  vive mercê da luta travada entre os avançados e os conservadores, os radicais e os reaccionários, os operários e os patrões. No dia em que uma das correntes triunfar, adeus república, adeus António Maria da Silva.”

Foi uma destas correntes que triunfou no 28 de Maio, dizendo esse adeus à República e a António Maria da Silva.

3- Se VPV não é capaz de compreender a República também não é capaz de compreender o Salazarismo.

Em primeiro lugar que Salazar não era aquela figura inflexível que se imagina, não era apenas o máximo representante do “viver habitualmente”. É sabido que Salazar jogou sempre com um pau de dois bicos: com os monárquicos ( ao ponto de ter sido proposto para rei de Portugal) e com os republicanos; com Hitler e com os ingleses ( a seguir ao roubo de provisões dos camponeses para abastecimento do exército alemão, ao  negócio do volfrâmio, à compra do ouro judeu e aos três dias de luto nacional pela morte de Hitler, veio o estribilho da mais antiga aliança europeia e a cedência da base das Lages); com o partido agrário e com os industrialistas. Sempre para manter o principal motivo que o movia: o poder.

Mais: o salazarismo do final dos anos 50 e do princípio dos anos 60 representa o maior ataque ao “viver habitualmente” ocorrido entre o fim da monarquia e o 25 de Abril, com a expropriação consciente e planeada da riqueza agrícola a favor da industrialização.

Para concluir: na sua pretensa crítica científica aos grosseiros erros históricos do romance de MST, VPV comete erros, no essencial mais grosseiros que aqueles que critica.



publicado por henrique doria às 17:21
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De afrodite a 13 de Dezembro de 2007 às 22:15
Venho desejar-te um Bom Natal.

(e levo já a prenda: a excelência da tua escrita, espelho da inteligência das tuas análises)


De zazie a 13 de Janeiro de 2008 às 13:10
Acho que não há muito para comentar porque este texto é desonesto, comparando o que não foi comparado.

Primeiro: a comparação que existiu foi entre a dita democracia inventada pela República e a democracia anterior, a constitucional dos liberais em tempos de monarquia.
A isto não respondeste nem podias responder porque foi tal e qual como ele disse. Quem limitou o direito de voto foram os republicanos. Ele até explicou bem o motivo- não podiam arriscar a influência campónia dos monárquicos sobre o povo mais ignorante.

Segundo, como saltaste sobre esta questão- que foi o tema da crítica e inventaste outra que não foi escrita pelo VPV- a comparação entre a monarquia e o salazarismo, não há nada para responder.

Claro que o salazarismo jogou sempre com um pau de 2 bicos. E quem o nega não é o VPV que nem entrou por aí. Quem o costuma negar és tu que teimas em dizer que o salazarismo foi beatice anti-republicana.

Tu é que costumas afirmar essa beatice que é falsa e, acerca da qual, o VPV também está farto de a desmontar noutros textos, Mas não nesta crítica ao MST, porque nem vinha ao caso, para ambos.

Para a crítica ser minimamente válida precisavas de 2 coisas:

Ler o livro do MST (que nunca leste) confrontá-lo com a crítica do VPV- ponto a ponto, como ele fez.

Agora inventar coisas que nem um nem outro disseram, apenas para vender o peixe e dar porrada num ódio de estimação, é fácil. Pena é ser desonesto.


De henrique doria a 13 de Janeiro de 2008 às 21:14
Está parva. Se fosse Verão, diria que era o calor lisboeta. Como é Inverno, a culpa deve ser da chuva, ou então de algum mecânico que se enganou nos parafusos.


De zazie a 26 de Janeiro de 2008 às 14:54
ehehe

Tu és muito engraçado.

Olha, meu doido varrido, deixo-te aqui o texto de hoje do VPV para veres como acertas ao lado.

Beijocas
";O)))
..........
D. Carlos

26.01.2008, Vasco Pulido Valente




OBloco protestou contra a participação, a 1 de Fevereiro, de unidades militares (as Fanfarras do Colégio Militar, do Exército e de Lanceiros 2) na cerimónia do assassinato do rei D. Carlos. O Bloco considera essa cerimónia uma "apologia da monarquia" e, naturalmente, uma condenação implícita da República". Não deixa de ser estranho como ainda se toma partido em querelas que ninguém percebe e toda a gente já esqueceu. Tanto mais que não há em Portugal a mais vaga ideia de restauração e o actual "pretendente", D. Duarte Nuno, uma criatura inócua, vive e passeia por aí, como quer e lhe apetece, muitas vezes numa capacidade semioficial. Mas D. Carlos continua a espicaçar o jacobinismo da esquerda (agora refugiado no Bloco) e a admiração tardia de uma certa direita.
Por quê? Primeiro, porque foi abatido, com o filho, no meio da rua. Segundo, porque era um português como dantes se gostava que os portugueses fossem: anticlerical, culto, promíscuo e, principalmente, corajoso. E terceiro, porque se criou a lenda de que poderia ter salvo a monarquia. A classe média e a pequena-burguesia de Lisboa detestavam a personagem. Como a "classe política". E a "aristocracia", se a palavra se aplica, no fim do século cada vez mais beata e reaccionária, não o estimava (nem ele a ela). Desde o princípio que o ódio a D. Carlos correu livre e, desde o princípio, que expressamente se incitou ao assassinato do homem (Guerra Junqueiro, por exemplo). Só na República a direita se arrependeu e, à sua maneira, o "canonizou".

D.Carlos compreendia muito bem que o "rotativismo" liberal estava esgotado, ou, pelo menos, que não resistiria à violência popular em Lisboa. Existiam duas soluções: reprimir pela força a agitação urbana (como a seguir se fez na ditadura) ou integrar o radicalismo no regime através de um novo arranjo partidário e de eleições, por assim dizer, "honestas". Apoiando João Franco, o Rei tentou a "segunda via". Sucede que a "segunda via", com 62 por cento da população na agricultura e 75 por cento de analfabetos, para não falar da quase completa ausência de uma indústria fabril, era inteiramente ilusória. Tarde ou cedo acabava mal. Acabou cedo. Os políticos da monarquia e o Partido Republicano viram com alívio a morte do rei, que imediatamente os salvava. Mas D. Carlos tornara impraticável um regresso pacífico ao "rotativismo" e, depois de uns meses de absoluta desordem, veio a revolução.
Comemorar o assassinato de um homem talentoso e bem-intencionado, prisioneiro do seu tempo e de uma velha história, não devia provocar a intolerância e a estupidez da esquerda. Provocou a do Bloco.




Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

FRAGMENTO

VÊS-TE ELEITO ENTRE AS ES...

FRAGMENTO

VASOS

FRAGMENTO

O FUTURO DEVOROU O PASSAD...

FALO DAS COISAS SÉRIAS DA...

FRAGMENTO CONTRA CIORAN

UMA ESTRELA NA BOCA

FRAGMENTO

arquivos

Junho 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Maio 2018

Fevereiro 2018

Dezembro 2017

Outubro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Outubro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Abril 2013

Março 2013

Dezembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

blogs SAPO
subscrever feeds